Portuguese English Spanish

TRABALHOS


Eixos Temáticos: Congresso - 2017

  • Política Social, Seguridade Social e Proteção Social

    Ementa: Seguridade Social: concepções e arcabouço legal. Debate internacional sobre a Seguridade e Proteção Social em tempos de crise. Limites e desafios das políticas sociais.

  • Gestão de Políticas Sociais

    Ementa: Diretrizes e tendências atuais da gestão de Políticas Sociais. Processos de Gestão (planejamento, monitoramento, avaliação, controle social, burocracia, intersetorialidade e trabalho em rede). Orçamento público.

  • Fundamentos do Serviço Social

    Ementa: A formação profissional do assistente social. O trabalho e os processos de trabalho nos quais o assistente social participa. Os fundamento teórico metodológico, ético político e técnico-operativos constitutivos do exercício profissional do assistente social. Ética profissional, princípios fundamentais e desafios no cotidiano profissional.

    • Sub. Eixos:
    • Formação Profissional
    • Exercício Profissional, trabalho e processos de trabalho
    • Ética Profissional e fundamentos ontológicos
  • Gênero, Sexualidade e Etnia

    Ementa: Ordem Patriarcal de gênero, Violência de gênero. Desafios e avanços no campo do gênero, raça/etnia e diversidade sexual.

  • Movimentos Sociais e participação social

    Ementa: Concepções e Práticas de Movimentos Sociais no Brasil e na América Latina. Relação Estado, Sociedade Civil e Movimentos Sociais. Mobilização social e organizações em rede. Movimentos Sociais e suas estratégias: educação, comunicação e cultura. Participação social no Brasil atual. Ativismo sócio-político. Controle social nas políticas públicas.

  • Direitos Humanos, estado penal e criminalização da pobreza.

    Ementa: Direitos Humanos, lutas e debates contemporâneos. Implicações do Estado Penal e da criminalização da pobreza. Debates no campo sócio jurídico.

  • Território Poder e Conflito.

    Ementa: A pluralidade conceitual do território, migração e do conflito. O território, a territorialidade, a desterritorialização, a reterritorialização e a multiterritorialidade no contexto das interconexões e interações envolvendo o poder caracterizado pela consolidação e sistematização de inovações que influenciam a organização do espaço no tempo.

  • Direito à Cidade e Justiça Ambiental

    Ementa:  Processo de urbanização no Brasil e no mundo. Os interesses em jogo na terra urbana. Função social da cidade. Planejamento urbano-ambiental. Impactos ambientais. Distribuição e localização dos efeitos negativos. Sustentabilidade social, econômica e ambiental. Política Urbana, mobilidade e acesso na cidade. Governança metropolitana.

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS

Leia atentamente as orientações sobre o Processo de Submissão e as Regras de Formatação, visando garantir o envio correto do trabalho científico no formato artigo ou resumo estendido (apresentação de pôster).

OS TRABALHOS DEVEM SER FORMATADOS DE ACORDO COM ESTE MODELO.

CRONOGRAMA

DESCRIÇÃO DATA
Prazo para inscrição de trabalhos 23/04/2017
Divulgação dos resultados A definir
Prazo para pagamento (para quem submeter trabalhos) 31/05/2017


PUBLICAÇÕES:

Todos os trabalhos submetidos e selecionados para Comunicações Orais e Exposição de Pôsteres serão publicados em CD-ROOM, tecnicamente cuidado e com ISBN. O CD-Room será entregue a todos os participantes no ato do credenciamento.

Número de ISBN: 978-85-7846-390-8

MODALIDADES DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

As inscrições de trabalhos podem dar-se em duas modalidades, listadas a seguir com os tipos correspondentes de textos a serem apresentados no momento da inscrição:

a) pôsteres: resumos expandidos;

b) comunicações orais: trabalhos completos;

Os trabalhos que não se adequarem às normas aqui apresentadas serão excluídos pela comissão científica do Congresso.

NÚMERO DE TRABALHOS E DE AUTORES

Cada participante inscrito poderá encaminhar até 02 (dois) trabalhos científicos, na mesma modalidade ou em modalidades diferentes. Será aceito, no máximo, 03 (três) autores em cada trabalho. Em caso de trabalho de múltipla autoria, pelo menos 01 (um) dos autores deverá estar inscrito com pagamento efetuado até a data de 31/05/17.

O Congresso emitirá apenas um certificado por trabalho apresentado com o nome de todos os autores constantes do trabalho.