Portuguese English Spanish

Programação

14:00
14:00 - 20:00
Recepção

14:00
14:00 - 17:00

18:00
18:00 - 20:00

19:00
19:00 - 21:30

08:00
08:00 - 10:00
Salão A

10:15
10:15 - 12:15
Salão A

Mesas Simultâneas

14:00
14:00 - 18:00
Salas de aula do CESA

19:00
19:00 - 21:00

21:00
21:00 - 22:00

08:00
08:00 - 10:00

10:15
10:15 - 12:15

14:00
14:00 - 18:00

Espaços de Debate e Pesquisa

19:30
19:30 - 20:30

08:00
08:00 - 10:00

10:15
10:15 - 12:15

14:00
14:00 - 18:00

Palestrante

Confira abaixo todos nossos palestrantes.

Justificativa

Aspectos sócio históricos e políticos da crise do capital instaurada a partir de 2008 evidenciam crescentes desafios às políticas sociais. Assiste-se à retração de direitos conquistados pela classe trabalhadora bem como àqueles que garantem a seguridade social, tanto nos países centrais quanto nos considerados periféricos, evidenciando a crescente fratura entre a inscrição jurídica dos direitos humanos e a garantia de princípios e diretrizes políticas voltados a sua materialização. É neste cenário que socializar pesquisas e promover discussões sobre o direito à cidade, o uso do território e as políticas sociais na atualidade constitui-se um importante exercício de reflexão e construção de estratégias de enfrentamento.

Esse cenário desafia, também, as agendas das ciências biológicas humanas e sociais aplicadas; daí a necessária interdisciplinaridade e construção conjunta de saberes e frentes de trabalho com vistas à defesa dos direitos humanos. Desafiam, também, as profissões inseridas na divisão sócio técnica de trabalho, e que tem nas políticas sociais um de seus espaços sócio ocupacionais, a refletirem sobre seus processos de trabalhos, sua afirmação ética e construção de ações profissionais cuja competência relaciona-se ao trabalho desenvolvido, sobretudo, junto a usuários das políticas sociais.

  • III CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

    A realização desse Congresso se justifica para atender a um dos objetivos do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da UEL sobre a necessidade de estimular a reflexão teórico-prática e o desenvolvimento e disseminação de resultados de pesquisas sobre os temas que fundamentam e instrumentalizam o exercício do assistente social e a análise critica das políticas sociais.

    Cabe ressaltar que a qualificação constante do Programa, exige como desafio, a necessidade de abrir caminhos de inserção social, integração, articulação e intercâmbios nacionais e internacionais com grupos de pesquisa consolidados. A proposta de realização do presente congresso se constitui em um espaço concreto e profícuo para a socialização do conhecimento produzido na Área de Concentração do Programa, bem como propiciar o debate sobre os desafios contemporâneos que exigem a participação intersetorial e multidisciplinar das áreas afins aos Serviço Social.

    O II Congresso Internacional tem como finalidade dar continuidade à primeira experiência de evento ocorrida em 2015, para articulação entre todos os grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação, cadastrados no CNPQ, vinculados às duas principais linhas de pesquisa do Programa. A programação coletiva do Congresso tem a participação de todos os grupos de pesquisas visando articular as necessidades de disseminação, otimização e adensamento teórico nas pesquisas realizadas por esses grupos.

    Assim sendo, contribui para estimular a reflexão teórico-prática sobre temas que fundamentam e instrumentalizam a prática profissional do assistente social e a análise crítica das políticas sociais.

  • IV SEMINÁRIO NACIONAL DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS

    Dá continuidade aos debates realizados durante o II Seminário Nacional, em 2015, propiciado pela cooperação entre a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Programa Consolidado com a nota 6 na pontuação da CAPES) e o Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da UEL (programa ainda não consolidado com a nota 4 na pontuação da CAPES), com apoio do MCTI/CNPq/MEC/Capes – Ação Transversal n. – Casadinho/Procad e CAPES e CNPQ. O Projeto em questão investiga a “Lógica Territorial na Gestão das Políticas Sociais” a partir de uma pesquisa de campo realizada em Londrina, estado do Paraná, que analisa essa temática no âmbito das políticas setoriais de educação, saúde, habitação e assistência social, sobre as quais tem acumulado significativa produção teórica, que será socializada e aprofundada nesse terceiro Seminário Nacional, com a participação de pesquisadores docentes e discentes das áreas do Serviço Social, Geografia, Arquitetura e Direito da UEL/PUC – SP e da Universidade Nacional de Havana/Cuba

  • III CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL

    O II CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE e JUSTIÇA AMBIENTAL, visa colocar em debate mecanismos de uma justa utilização dos espaços urbanos e a repartição equitativa dos ônus e bônus das atividades causadoras de impacto ambiental. Esta tem sido, nos últimos anos, uma das preocupações mais relevantes do poder público e da sociedade, na medida em que a maioria da população mundial encontra-se vivendo em áreas urbanas. Neste sentido, estes espaços territoriais tornam-se palco de disputa pela definição de sua melhor utilização, fazendo com que o controle de sua regulação seja disputado pelos atores sociais que buscam um local adequado para investimentos voltados ao lucro ou um local de convivência para os diferentes segmentos sociais que ali vivem ou circulam. Reforçar e difundir o conceito de "direito à cidade" e de "justiça ambiental" torna-se então um mecanismo adequado de debate, diante do expressivo aumento populacional, exatamente em função do processo de urbanização inadequado dos grandes centros urbanos.

    Acredita-se que a interlocução proposta entre Instituições de Ensino nacionais e internacionais, bem como dos Grupos e Centros de Pesquisa envolvidos, seja fundamental para a excelência e qualidade esperadas no campo de formação profissional, trabalho e exercício profissional das áreas envolvidas, que devem estar imbricados à pesquisa e produção de conhecimento.

Objetivos Geral

Propiciar espaços de reflexão e disseminação da produção técnica e científica sobre Políticas sociais e Serviço Social, envolvendo áreas de conhecimentos afins e multiprofissionais.

  • Refletir sobre as políticas sociais em seus fundamentos e expressões contemporâneas;
  • Aprofundar debates sobre a gestão de políticas públicas em seus desafios contemporâneos;
  • Refletir sobre questões relacionadas ao Serviço Social: seus fundamentos, formação e exercício profissional.
  • Analisar aspectos relevantes do Direito à cidade e justiça ambiental e a política urbana, Planejamento e mobilidade urbana, Território, poder e conflito.
  • Propiciar a participação e o envolvimento de alunos da Pos-graduação e graduação visando o aprimoramento da formação, bem como estimular a participação de docentes dos Programas de Pos-graduação e profissionais das áreas envolvidas.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA VER INDICAÇÕES DE HOTÉIS

Indicações de hospedagem para o evento

Apoio